Levantar voo para um mestrado

by - fevereiro 27, 2018


Escrever um blogue cuja base são as viagens é um risco porque não agrada a toda a gente. Escrevo no Meraki desde 2014 mas só a partir de 2017 é que comecei a partilhar mais as minhas viagens e, num momento estúpido, acabei por apagar a maior parte dos registos que tinha até então que eram mais pessoais. A verdade é que por detrás deste blogue está uma menina-mulher que, para além de gostar imenso de viajar, também tem os seus sonhos e objectivos. Hoje partilho o objectivo mais caro que tenho e o ideal era chegar aos 30 anos com ele já alcançado e finalizado. Falo da minha enorme vontade de fazer um mestrado.

Quando acabei a minha licenciatura em 2014 tinha como certo que só iria candidatar-me a mestrado quando e se eu encontrasse uma área que me cativasse mesmo muito e na qual eu gostaria de aprofundar conhecimentos. Foi em 2016 que dei de caras com aquele que viria ser O mestrado de sonho e desde então que se tornou um grande objectivo meu.

Eu adoro aviação e se há sítio onde o meu coração bate mais depressa é num aeroporto. A juntar a isso, sempre mantive em mim a vontade de querer regressar a Londres (onde vivi meio ano há sete anos atrás). A esta altura estás a perguntar o que tem Londres a ver com isto. Tem tudo. Londres é a cidade onde está a universidade que tem o mestrado que eu gostava de fazer.

MA International Tourism and Aviation Management with Internship, é aquele mestrado que encontrei, que me cativou e me fez apaixonar pelo plano curricular. Já li e reli todas as informações e o principal ponto negativo deste mestrado é o preço dele. Este mestrado de um ano custa 9 mil libras o que se traduz em mais ou menos 10 mil euros. Onde e como é que eu vou arranjar tanto dinheiro? Eu sei que há sempre a possibilidade de pedir bolsa mas é melhor não contar com ela dada a situação actual do Reino Unido. A outra possibilidade é pedir empréstimo ao banco em Portugal mas confesso que não é uma possibilidade que me faça sentir muito descansada porque eu já pedi uma simulação e os juros não são meus amigos.

No ano passado decidi pensar um pouco "mais pequeno" e, sem grandes expectativas, comecei a procurar mestrados idênticos em Portugal.

Operações de Transporte Aéreo, é leccionado numa universidade privada em Lisboa cuja plano curricular é semelhante ao mestrado em Londres e as contas finais chegam mais ou menos aos 5 mil euros. É mais barato mas, para mim, continua muito caro. Se entrasse hoje no mestrado, neste ou em Londres, era certo que teria de pedir empréstimo. É nestas alturas que me pergunto porque é que não nasci num berço de ouro.

Falta de dinheiro à parte, tenho mesmo interesse em fazer um destes mestrados. Não é para já, mas gostava que daqui a dois anos (na pior das hipóteses), consiga ingressar na universidade para concretizar este meu objectivo académico. Seja em Londres ou Lisboa, eu hei-de conseguir.

You May Also Like

6 coments

  1. Realmente têm ambos um preço nada convidativo, mas mesmo assim o de Lisboa compensaria sempre porque, mesmo sendo a cidade portuguesa mais cara, continua a ter um nível de vida mais barato comparando com o de Londres.
    Acredita em ti e não dês já como perdida a bolsa porque a verdade é que o "não" está sempre garantido se nem sequer tentarmos.
    Espero que consigas alcançar este objetivo :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Que interesse peculiar, gosto muito! :) No entanto tenho de dizer que eu não sou grande fã de aeroportos...também o meu coração bate forte quando lá estou, mas de medo eheh :)

    Beijinhos,
    Daniela

    ResponderEliminar
  3. O preço, infelizmente, não é mesmo nada simpático. E é triste perceber que as pessoas acabam por deixar estes sonhos de parte [ou adiar por mais tempo], porque fica extremamente dispendioso.
    Espero mesmo que consigas :D

    ResponderEliminar
  4. Cátia, percebo a tua aflição com os preços dos mestrados, acredita, porém, acho mesmo que, pela forma como falas sobre eles, não te irias arrepender e rapidamente restituirias o dinheiro que pediste emprestado. Deixa-me tão triste que as limitações literárias nos impeçam de pensar mais alto, também me sinto nessa teia, mas, pensa mesmo sobre ingressares num deles brevemente, pois, tenho a certeza que compensaria em tudo.

    ResponderEliminar
  5. Que caros! O de cá até tem um preço que se vê em imensos mestrados mas o de Londres é de doidos.
    Infelizmente não me lembro do nome e já procurei antes de comentar mas ontem apareceu-me uma publicidade no instagram sobre um evento que ia existir cá que tinha bolsas para mestrados cá e no estrangeiros. Se voltar a encontrar e ainda for a tempo eu envio-te!

    ResponderEliminar
  6. Mantém o foco! Acredito que vais conseguir realizar este sonho. Um abraço digital.

    ResponderEliminar